F.A.Q.

PERGUNTAS FREQUENTES

1. O que é a Mazô Maná?

A Mazô Maná nasce para nutrir o mundo com a abundância e a sabedoria da Floresta Amazônica. É uma empresa criada com o propósito de gerar valor e bem viver para as comunidades da Amazônia, reconhecendo os povos que nela habitam e os serviços que eles prestam pela conservação da biodiversidade.

A partir de sua sede, em Altamira (PA), são desenvolvidos produtos inovadores para o mercado de nutrição funcional, utilizando múltiplos ingredientes vindos das comunidades da floresta e, de forma complementar, de agricultores familiares.

Em outra linha de atuação, a Mazô Maná apoia, por meio de consultoria, outros negócios e instituições que queiram trabalhar pela conservação da Amazônia e valorização dos povos tradicionais.

A empresa também tem 10% do quadro societário do negócio reservado para as comunidades locais, estabelecendo uma relação que não se limita à de fornecedor-cliente.

2. Como um alimento impacta a conservação da Floresta Amazônica e seus povos originários?

Todo o sistema de produção e o modelo de negócios da Mazô Maná foi desenhado pensando nesse impacto positivo. Entre as ações práticas e efetivas que tomamos, estão:

  • O processamento dos ingredientes dos nossos produtos é feito em mini-usinas comunitárias da Floresta Amazônica sempre que possível. Isso gera mais receita para as comunidades e ajuda a proteger e conservar a floresta de pé em suas reservas e regiões.
  • O desenvolvimento de produtos acontece em conjunto com as comunidades locais, com a realização de pesquisas interculturais e disponibilização de tecnologia e equipamentos. Assim, é criado um ambiente de intersecção de conhecimento entre a tecnologia ancestral, dos povos da floresta, e os científicos, do nosso time de P&D.
  • Oferecemos participação na sociedade e assento no conselho para as comunidades tradicionais e povos originários com quem temos parceria. O objetivo é garantir uma participação real deles nos negócios e futuro da Mazô Maná, além de uma parceria justa do começo ao fim.
  • Trabalhamos no desenvolvimento e implementação de mecanismos de valorização de serviços socioambientais / carbono associados, em parte, as cadeias produtivas e governança local.
3. Qual o modelo de impacto socioambiental da Mazô?

Desde o nascimento, a Mazô Maná busca promover impactos socioambientais positivos nos territórios onde atuamos. Fazemos isso tanto por meio de impactos compartilhados com redes de parceiros (como o trabalho de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para as mini-usinas de processamento de produtos da floresta) até os que são resultado direto e mensurável das ações da Mazô Maná.

Nossos impactos diretos passam por questões como:

  • A compra de ingredientes por valores acima dos praticados no mercado e sempre da forma mais direta possível de comunidades floresta;
  • Reserva de 10% da participação no capital da empresa para comunidades locais;
  • Pesquisa direta e implementação de novas tecnologias nas mini-usinas de processamento de produtos da floresta;
  • Prospecção e criação de novas cadeias produtivas que gerem mais opções de renda e segurança alimentar para as comunidades da floresta;
  • Reflorestamento com sistema agroflorestal na área da nossa sede, em Altamira;
  • Compensação dos gases de efeito estufa emitidos pela nossa operação, através da compra de créditos de carbono.
4. As embalagens da Mazô são recicláveis?

As embalagens são parcialmente recicladas e 100% compensadas a partir da empresa EU Reciclo.

5. Como é a relação da Mazô com comunidades locais e redes? Em que iniciativas a Mazô está envolvida?

A Mazô Maná nasceu com pilares e objetivos de impacto socioambiental na Floresta Amazônica. Sua concepção, desenvolvimento e atuação em rede acontecem através de parcerias com povos tradicionais, agricultores familiares, ONGs e institutos que há décadas trabalham pela conservação da Floresta.

A Mazô Maná tem como princípio básico reconhecer esses serviços socioambientais prestados e buscar mecanismos de valorização e desenvolvimento deles. Priorizamos a floresta de pé e seus povos e, com isso, trabalhamos para criar uma economia de diversidade socioambiental e cuidado que interrompa o desmatamento.

A sede da empresa fica em Altamira, no estado do Pará É de lá, entre os Rios Xingu e Iriri que buscamos o conhecimento sobre os mais nutritivos e saborosos superalimentos da floresta, gerando também proximidade com os povos, as cadeias produtivas e a governança local.

Os ingredientes usados em nossos produtos são oriundos de comunidades tradicionais da Floresta Amazônica e de agricultores familiares com modelos de agroflorestas em suas áreas. A primeira parceria estratégica em construção é com a Rede Terra do Meio, que detém a marca “Vem do Xingu”. A lista completa de principais parceiros inclui:

  • REDE TERRA DO MEIO - Região do Xingu
  • COPAVAM - Mato Grosso
  • CEPOTX - Cooperativa de cacau orgânico da Transamazônica*
  • 100% Amazônia e suas comunidades parceiras nos arredores de Belém*
  • Terra Indígena Yanomami**
  • Conexões Povos da Floresta
  • AMAZ, aceleradora de impacto
6. O que quer dizer ingredientes amazônicos?

Ingredientes amazônicos são ingredientes que possuem sua origem na Floresta Amazônica, a de maior biodiversidade do planeta.

7. O que são frutos (ou ingredientes) liofilizados?

Ingredientes liofilizados são os que passam pelo processo de liofilização, também denominada como criodesidratação ou criosecagem. Esse processo consiste em uma forma diferenciada de desidratação de produtos, uma vez que ocorrem em condições especiais de pressão e temperatura. Assim, os ingredientes liofilizados passam por um processo 100% natural por não utilizar conservantes ou produtos químicos – o mais adequado para preservar as características nutricionais e sensoriais dos alimentos.

8. Por que os frutos contidos no produto são liofilizados?

Na Mazô Maná, nossa prioridade é evitar ao máximo o processamento dos frutos pra manutenção da qualidade, e a liofilização preserva suas propriedades nutritivas. Isso é possível uma vez que este processo não rompe as membranas das células que contém as vitaminas. Dessa forma, os frutos liofilizados têm melhor qualidade que os mesmos produtos desidratados por outros métodos, além de possuírem melhor digestibilidade.

9. Qual a origem dos ingredientes da Mazô?

No Supershake da Floresta Amazônica, 14 ingredientes da formulação são oriundos da floresta, localizados em áreas extrativas ou de produção agroflorestal em Comunidades de Povos Tradicionais Amazônidas. Os demais ingredientes vêm de indústrias brasileiras, que possuem rastreabilidade e certificação orgânica de seus produtos.

10. O que é um substituto alimentar (de refeições)?

São alimentos especialmente formulados e elaborados para que apresentem uma composição equilibrada e adequada de macro e micronutrientes com o objetivo de suprir parcialmente as necessidades nutricionais de cada pessoa.

11. Os produtos são veganos?

Sim! Nosso produto é vegano, pois nos preocupamos com um estilo de vida ético, saudável e sustentável. Dessa forma, não possuímos em nossas formulações ingredientes de origem animal além de, tanto nós quanto nossos fornecedores, não realizarmos testes de nossos ingredientes e matérias-primas em animais.

12. Os produtos contêm glúten?

Não, nossos produtos são livres de glúten. Esse composto é encontrado no tecido vegetal dos cereais (como trigo, cevada, centeio, malte e aveia), alimentos que não estão entre os nossos ingredientes.

13. Os produtos contêm açúcar adicionado?

Nossos produtos não contém adição de sacarose, porém possuem açúcares naturais das matérias-primas, além de Goma Guar, Goma Gelana e Stévia.

14. Quais as formas de pagamento?

Na nossa loja virtual, aceitamos os seguintes meios de pagamento: cartão de crédito e débito, boleto bancário e PIX.

15. Preciso alterar meu pedido, e agora?

Pra alterar seu pedido, acesse sua conta no site de
Mazô Maná e clique em "Meus Pedidos" para solicitar uma alteração.

Caso não seja possível dessa forma, escreva para gente em: oi@mazo.bio.

16. Qual o prazo de entrega?

O prazo de entrega é estipulado no processamento da compra, de acordo com a localidade/CEP do consumidor.

17. Posso trocar o meu produto?
18. O produto veio com defeito. O que devo fazer?
19. Posso comprar em alguma loja física?

Ainda não. Em breve, a Mazô estará em diferentes lojas de produtos saudáveis e naturais em todas as regiões do país. Acompanhe nossos canais sociais no Instagram e no LinkedIn e fique por dentro das novidades.

20. Quais são as áreas de entrega?

Para as compras realizadas no site oficial www.mazomana.com.br, entregamos em todo o Brasil, onde quer que você esteja.

21. Vocês cobram frete de entrega?

Nosso frete varia de acordo com sua localidade e o tipo selecionado. Para ter uma ideia deste valor, basta fazer uma simulação no site, adicionando seu CEP.

22. Como faço para alterar meu cadastro?

Para alterar seu cadastro, acesse sua conta no site de Mazô Maná e clique em configurações pra modificar seus dados. Caso precise de ajuda, escreva para: oi@mazo.bio.

23. Como faço para entrar em contato e realizar alguma sugestão ou dúvida?

Caso precise de ajuda, escreva pra: oi@mazo.bio.